O que é o Triptofano?
O triptofano é um aminoácido que auxilia no crescimento e tem diversas funções de saúde tanto em humanos quanto em animais. Nosso corpo não pode produzi-lo por conta própria, sendo necessário obtê-lo através da dieta ou suplementos alimentares.
É o único precursor da serotonina, um neurotransmissor relacionado ao controle de emoções e humor, além de regular o apetite e a temperatura corporal.
A quantidade necessária desse aminoácido varia entre adultos e crianças. Em adultos, a quantidade recomendada é de 175-250 mg/dia.
O Microbioma Intestinal
O microbioma intestinal desempenha um papel fundamental na modulação do metabolismo do triptofano, afetando o equilíbrio na síntese de serotonina e nas vias de degradação do triptofano.
Devido a diversos fatores que podem influenciar a composição e, consequentemente, o metabolismo do microbioma intestinal, incluindo dieta, o uso de antibióticos e probióticos, há a possibilidade de modificar o microbioma intestinal.
Conexão Intestino-Cérebro
As últimas evidências científicas discutem os mecanismos primários pelos quais o microbioma intestinal modula o metabolismo do triptofano e, portanto, seus efeitos na função cerebral. Ele também participa na comunicação entre o intestino e o cérebro.
O intestino e o cérebro estão diretamente conectados, e o sistema nervoso central interage continuamente com o trato digestivo. É uma conexão bidirecional, ocorrendo por meio das vias simpáticas (nervos esplâncnicos) e parassimpáticas (nervos vagos) do sistema nervoso autônomo.
Noventa e cinco por cento da serotonina é produzida no intestino, também conhecida como "hormônio da serenidade", e regula o humor e o comportamento, entre outras coisas.
As ações primárias do triptofano ocorrem por meio da melatonina e da serotonina. Por sua vez, a serotonina influencia quase todas as funções cerebrais, com um efeito modulador e inibitório geral sobre o comportamento. Ela regula o humor, o sono, o apetite e a dor, entre outros.
Alimentos Contendo Triptofano
Como mencionado, o triptofano é consumido como parte da dieta e pode ser encontrado em alimentos como:
- Carne, especialmente peru e frango
- Peixes gordurosos
- Nozes
- Chocolate
- Cereais, especialmente grãos integrais, arroz e aveia
- Legumes
- Ovos
- Produtos lácteos
- Frutas como abacaxi, banana ou abacate
- Vegetais
Além do consumo diário através da dieta, também é aconselhável incluir algum tipo de suplemento alimentar contendo esse aminoácido, pois, às vezes, a quantidade ingerida através dos alimentos pode não ser suficiente para sintetizar uma quantidade adequada de serotonina.
Este é o caso do Inner Cure da Matcha & CO. Desenvolvido com especialistas em microbioma, o Inner Cure apoia seu sistema digestivo, sistema imunológico e humor. Nossa fórmula é projetada para inchaço, desconforto intestinal, flora intestinal e defesas.
Ele contém 5 cepas probióticas com 50 bilhões de UFCs (unidades formadoras de colônias) por grama de probióticos específicos para apoiar o microbioma intestinal. A Matcha, um prebiótico natural, ajuda os probióticos a sobreviverem e se adaptarem ao seu corpo. O triptofano, em combinação com a matcha e os probióticos, promove o seu humor.