Com o tempo, entre todos os chás aromatizados, o Earl Grey ganhou grande fama. Altamente aromático, é um chá preto infundido com óleo essencial de bergamota. Mas o que é bergamota?
A bergamota é uma fruta cítrica com inúmeros benefícios para a saúde. Para visualizá-la, pense em um formato de pera com a aparência de um limão, com a casca ligeiramente áspera. Por dentro, é amarelo pálido com segmentos e sementes.
Em termos de sabor, não é ácida, e seu aroma especial vem da casca, onde o óleo essencial de bergamota é geralmente extraído.
A principal área de cultivo para a bergamota é perto do Mediterrâneo, especificamente na região da Calábria, no sul da Itália.
Propriedades do Óleo Essencial de Bergamota
1. Redução da Ansiedade
Os compostos ativos na bergamota têm impacto na ansiedade e no estresse. Um estudo realizado na Universidade de Kyoto descobriu que este óleo melhorou rapidamente e efetivamente os sintomas de ansiedade e reduziu a fadiga.
2. Fortalecimento Ósseo
A bergamota promove a fixação de minerais nos ossos, como indicado por um estudo realizado pelo Dr. Simone Perna na Universidade do Bahrain.
3. Alivia a Depressão
Similar à lavanda e ao limão, a bergamota é um tratamento eficaz para a depressão. Isso ocorre porque os óleos que ela contém estimulam a produção equilibrada de neurotransmissores cerebrais, especificamente a dopamina e a serotonina.
4. Melhora o Humor
De maneira geral, os óleos essenciais considerados estimulantes tendem a melhorar o humor e aumentar os níveis de energia. A maioria dos óleos cítricos é considerada estimulante, e a bergamota é conhecida por ter um efeito protetor nos neurônios contra certos agentes tóxicos.
5. Usado como Remédio para a Dor
A bergamota é útil para o alívio da dor devido a um composto chamado beta-cariofileno (BCP), um canabinoide semelhante aos encontrados na cannabis, mas sem efeitos psicoativos.
6. Regenera o Colágeno da Pele
A bergamota é uma alternativa acessível a cosméticos caros. De acordo com pesquisa publicada no periódico Food Science & Nutrition, o óleo de bergamota promove significativamente a regeneração do colágeno da pele. O colágeno é uma proteína que faz parte da estrutura da pele, tendões e ligamentos. À medida que envelhecemos, nossa capacidade natural de produzi-lo diminui, levando à perda de elasticidade da pele, ressecamento, rugas e outros problemas.
7. Regula a Pressão Sanguínea
Aplicar óleo de bergamota diluído na pele pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, tanto alta quanto baixa.
Por todos esses benefícios e propriedades, a bergamota é uma excelente adição à nossa dieta diária e rotina. Uma opção ideal é o Chá Earl Grey da Matcha & CO.
É um chá preto em pó orgânico de alta qualidade com um aroma delicado de bergamota, um sabor ligeiramente cítrico e uma tonalidade marrom. Além disso, possui uma alta concentração de antioxidantes e auxilia na digestão.
Além disso, o chá preto é a variedade de chá mais oxidada (100%). Para criar este chá, o chá preto é misturado com óleo de bergamota da Calábria, um cítrico exclusivo do Mediterrâneo que confere um sabor único amado pelos ingleses desde o século XIX.