O colágeno é uma proteína estrutural que representa cerca de 30% das proteínas do nosso corpo. É o “andaime” que sustenta a pele, ossos, músculos e tendões. Com o tempo — e devido a fatores como stress, exposição solar ou dieta — a produção natural de colágeno diminui, o que pode resultar em rugas, rigidez nas articulações ou perda de elasticidade da pele.
Muitas pessoas começaram a cuidar de si mesmas incorporando alimentos ricos em colágeno ou suplementos na sua dieta diária. O aumento da ingestão de colágeno traz a promessa de certos benefícios, como pele mais firme, articulações flexíveis e cabelo mais brilhante. Para além da grande variedade de formatos disponíveis para consumir colágeno tradicional, hoje também queremos falar sobre o colágeno vegan e as suas particularidades, para ajudar a decidir qual se adapta melhor às tuas necessidades.

Colágeno Tradicional
O colágeno tradicional é obtido a partir de tecidos animais (principalmente pele, ossos ou cartilagem de vacas, porcos ou peixes). Existem vários tipos de colágeno, sendo os mais comuns:
- Tipo I: encontrado na pele, tendões e ossos. É o mais usado para melhorar a firmeza da pele.
- Tipo II: encontrado na cartilagem e apoia a saúde das articulações.
- Tipo III: complementa o tipo I e contribui para a elasticidade dos tecidos.
Os benefícios destes colágenos podem variar bastante dependendo da sua origem e da qualidade do processo de extração, pelo que é importante procurar colágeno hidrolisado de fontes sustentáveis. Consumir colágeno diretamente permite ao corpo absorvê-lo mais rapidamente, mas é importante combiná-lo com uma dieta variada.
“Colágeno” Vegan
Quando ouvimos “colágeno vegan”, pode levantar-se uma sobrancelha e surgir a pergunta: Como pode o colágeno ser vegan? O truque está no nome. O colágeno vegan não contém colágeno em si, mas sim uma combinação de aminoácidos, vitaminas e minerais que ajudam o corpo a produzir naturalmente o seu próprio colágeno. Também fornece antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. É 100% de origem vegetal e sustentável, oferecendo geralmente melhor tolerância digestiva.

Hora de Tomar uma Decisão
O colágeno tradicional é mais eficiente a fornecer colágeno ao corpo, oferecendo resultados visíveis mais rapidamente. No entanto, a absorção deste colágeno deve ser acompanhada por uma dieta rica em vitamina C, antioxidantes e aminoácidos. O colágeno vegan fornece todos estes elementos para que o corpo possa produzir colágeno por si próprio (embora a um ritmo mais lento), promovendo uma abordagem mais natural, sustentável e amiga do ambiente.
As diferenças não são tão significativas quanto parecem. Ambos os produtos têm como objetivo aumentar o colágeno no corpo e fazem-no de forma eficaz. Enquanto o colágeno tradicional pode proporcionar este aumento mais rapidamente, isso depende da tua dieta e da tua capacidade individual de absorção (que varia de pessoa para pessoa). Por isso, ambos os tipos de colágeno oferecem benefícios muito semelhantes.
No final, ambas as opções são completamente válidas e eficazes. A escolha estará sempre alinhada com os teus valores, o teu corpo e o teu estilo de vida. Quer seja colágeno tradicional ou vegan, consistência é a verdadeira chave para ver benefícios reais no corpo.