O acúmulo de gases no estômago é um incômodo e comum problema que pode prejudicar o desenvolvimento de uma vida normal.
Por esse motivo, hoje compartilharemos algumas dicas práticas que podem ser implementadas para ajudar a aliviar esses sintomas problemáticos.
O Que São Gases e Por Que Eles Ocorrem?
Gases são acúmulos excessivos de ar em nossos intestinos, o que pode levar a dor severa e muito desconforto, podendo até causar náuseas. Além desses sintomas comuns, também podemos sentir cólicas, inflamação ou queimação.
Entre as causas dos gases, algumas são devidas a hábitos prejudiciais que poderiam ser facilmente modificados, mas também existem uma série de condições que podem exigir monitoramento médico e tratamento específico.
Dentre as causas mais comuns de gases, podemos mencionar:
- Consumo rápido de alimentos, com pressa ou enquanto fala, resultará em maior ingestão de ar, favorecendo o aparecimento de gases.
- Não mastigar adequadamente.
- Ingestão de alimentos de difícil digestão, como aqueles com alto teor de fibras, produtos lácteos não desnatados, leguminosas, etc.
- Ingestão de bebidas carbonatadas.
- Fazer mudanças drásticas em nossa dieta diária, resultando em alterações na nossa flora intestinal.
- Sofrer de intolerâncias a certos alimentos.
- Estar sob tratamento com antibióticos.
- Sofrer de síndrome do intestino irritável, indigestão, doença celíaca, constipação, gastrite, etc.
Devemos ter em mente que, embora existam maneiras de abordar esse problema, é importante consultar um médico se isso se tornar uma situação recorrente e sintomas mais intensos ocorrerem, como vômitos, constipação, febre ou diarreia.
Posições e Exercícios Recomendados
Há diferentes posições corporais que podem nos ajudar a eliminar gases de maneira rápida e eficaz. Adotar a postura corporal correta não apenas promoverá sua expulsão, mas também reduzirá a inflamação abdominal e fortalecerá os músculos responsáveis pela nossa digestão.
Cobra
Você deve se posicionar de bruços, apoiando as palmas das mãos no chão na altura dos ombros. Ao mesmo tempo, estique o torso e incline a cabeça para trás, pressionando o chão com o osso púbico.
Pavanmuktasana
Neste caso, você deve deitar de costas e trazer um joelho em direção ao peito, que você segurará e pressionará contra o peito com as duas mãos. Ao mesmo tempo, leve a cabeça em direção ao joelho que você está segurando e flexionado. Você deve prender a respiração enquanto realiza essa posição por dez a vinte segundos.
Halasana
Para realizar esta posição, você também deve deitar de costas. Mantenha os pés e as pernas juntos e levante-os em direção à cabeça, tentando posicioná-los acima dela, de modo que as pontas dos dedos dos pés toquem o chão.
Além dessas três posições, existem outros tipos de exercícios que promovem a eliminação de gases.
Alguns deles incluem:
- Agachamentos, pois quando feitos corretamente, exercem pressão sobre o estômago.
- A posição da criança, que, ao relaxar as coxas e a parte inferior das costas, incentiva a respiração lenta e a circulação de gás. Você deve ajoelhar-se com as pernas juntas no chão e se esticar para a frente até que a testa toque o chão. Seus joelhos devem estar ligeiramente afastados, e seu torso deve descansar sobre suas pernas.
- Sentar e se inclinar para a frente, que exerce pressão sobre o abdômen e pode liberar gases. Neste caso, você se sentará normalmente e esticará as pernas e os braços para a frente, tentando tocar as pontas dos seus pés.
- Apanasana, uma postura que move a energia para baixo. Deite-se de costas e dobre os joelhos a um ângulo reto de noventa graus. Você deve manter essa posição por quinze a sessenta segundos.
- Massagens que estimulam a vesícula biliar e o fígado, melhorando a circulação sanguínea no abdômen. Além disso, com calor e toque, os músculos relaxam, e a atividade intestinal é aprimorada.
Para complementar tudo isso, podemos incorporar um suplemento alimentar em nossa rotina diária para ajudar a combater essa condição irritante.
Esse é o caso de Inner Cure da Matcha & CO, desenvolvido por especialistas em microbioma e que apoia seu sistema digestivo, sistema imunológico e humor. Esta fórmula é projetada para melhorar inchaço, desconforto intestinal, flora intestinal e defesas.