O chamado "Umami", também conhecido como quinto sabor, desperta curiosidade sempre que é mencionado. Mas como podemos entender o seu sabor se ele não se assemelha a nada que conhecemos? Vamos tentar desvendar.
Todos crescemos conhecendo quatro sabores: salgado, doce, azedo e amargo. Você reconhece todos eles, certo? Bem, o que você pode não saber é que os humanos são capazes de reconhecer cinco sabores (de acordo com o que sabemos até hoje). O quinto, aquele que você está tentando imaginar, é o sabor do "Umami".
Como não está relacionado a nada que possamos representar em termos de sabor, é tão desafiador reconhecê-lo quanto explicá-lo. Mas uma vez compreendido, você o encontrará em toda parte.
A sua História:
A palavra é japonesa e, em termos gerais, significa "delicioso". Aparentemente, a pessoa que começou a usar esse termo foi o japonês Kikunae Ikeda, para descrever alimentos com sabor muito intenso e delicioso que, apenas pela sua presença, realçam o sabor de outros.
Foi no ano de 1908 que esse cientista descobriu que o sabor pronunciado do caldo de alga Kombu se devia ao "glutamato monossódico", também chamado ajinomoto. Kikunae percebeu que o sabor do glutamato era diferente de qualquer um dos quatro sabores conhecidos. Foi quando ele rotulou o sabor deste pó realçador de sabor como Umami. Portanto, ajinomoto ou glutamato é considerado praticamente puro Umami.
Onde Você Encontrará Umami nos Alimentos?
Aos poucos, o quinto sabor foi detectado em muitos alimentos que já fazem parte das nossas vidas. Alguns exemplos incluem presunto curado (sim, aquele sabor intenso que ele tem é o sabor de Umami!), queijo, anchovas, tomates maduros e molho de soja.
Além de ser diferente dos sabores que conhecíamos, embora talvez o estivéssemos sentindo sem dar um nome, o Umami tem sido estudado por realçar o sabor dos ingredientes com os quais se mistura. Um bom exemplo é quando enriquecemos um cozido ou caldo com um osso de presunto. Estamos intensificando o sabor geral do prato (adicionando mais Umami) e não apenas dando o sabor do ingrediente específico, que neste caso seria o presunto.
Isso acontece, como as melhores coisas da vida, por uma questão de química.
Chá Matcha, uma Fonte de Umami:
Uma das fontes mais potentes de Umami que podemos encontrar entre os alimentos disponíveis no Ocidente é o chá matcha. Quando é de qualidade cerimonial e foi colhido seguindo o processo artesanal, o seu sabor aveludado e intenso nos traz uma onda de Umami.
Agora que você sabe onde encontrar o quinto sabor, estamos confiantes de que o perceberá, pelo menos, uma vez por dia.