A distensão abdominal é uma condição em que sentimos o abdômen cheio e tenso. Pode ocorrer devido a vários fatores, e os sintomas que podemos perceber são os seguintes:
- Desconforto no abdômen.
- Aumento do volume abdominal.
- Gases em excesso.
- Digestões pesadas.
É possível acordarmos bem e, ao longo do dia, o desconforto aumentar. Em alguns casos de distensão abdominal, não notaremos nenhum sintoma; em outros, teremos algum desconforto leve, e em casos mais graves, podemos sentir sudorese e dor intensa.
Causas da Distensão Abdominal
A distensão abdominal pode ocorrer como resultado de uma condição digestiva, uma doença, inflamação muscular ou causas emocionais. A causa mais comum geralmente está relacionada ao excesso de peso, o que aumenta o risco de diabetes ou doenças cardiovasculares.
1. Causas Digestivas
Acidez e Refluxo
Esses sintomas afetam o esôfago e o estômago, especificamente a mucosa desses tecidos. Eles ocorrem como resultado de excesso de peso ou obesidade, hérnia de hiato, gastrite, úlcera péptica ou infecção por Helicobacter Pylori.
Se estivermos com excesso de peso, é aconselhável consultar um especialista que possa nos aconselhar. Uma dieta saudável para proteção gástrica também ajudará a aliviar esses sintomas, além de mastigar bem os alimentos e evitar refeições pesadas.
Mudança na Dieta
Uma mudança drástica em nossa dieta, para melhor ou pior, pode ter consequências em nosso sistema digestivo. Se estamos acostumados a uma dieta rica em frutas e vegetais e passamos vários dias sem consumi-los, optando por produtos processados ou mais pesados, nos sentiremos mais inchados e teremos dificuldades para ir ao banheiro.
Também é aconselhável tomar certos cuidados se estivermos tentando melhorar nossa dieta. Devemos fazer isso progressivamente para que nosso intestino possa se adaptar a essas mudanças.
Alteração da Flora Intestinal
A flora intestinal e/ou mucosa podem ser alteradas por vários motivos, incluindo estresse, hábitos alimentares inadequados ou como resultado do uso de antibióticos. Sintomas como gases, diarreia ou prisão de ventre podem aparecer. Lembre-se de consultar um gastroenterologista se esses sintomas persistirem.
Prisão de Ventre ou Diarreia
Tanto a prisão de ventre quanto a diarreia podem causar distensão abdominal. Isso ocorre devido a gases e/ou inflamação do intestino. É importante prestar atenção nas características de nossas fezes, pois fornecem muitas informações:
- Textura e forma das fezes
- Frequência dos movimentos intestinais
- Dificuldade para defecar
- Cor das fezes
A cor pode ser alterada pelo que comemos, então nem sempre é um sintoma de um problema digestivo.
2. Doenças Digestivas
Síndrome do Intestino Irritável
A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio que afeta o intestino grosso. Está relacionado à dor abdominal, inchaço e alterações nos hábitos intestinais. Hábitos saudáveis ajudarão a aliviar os sintomas.
Doenças Inflamatórias do Intestino
As doenças inflamatórias do intestino produzem sintomas como diarreia, distensão abdominal ou perda de apetite. Elas incluem duas patologias:
- Colite ulcerativa
- Doença de Crohn
Essas são doenças crônicas, mas seguindo uma dieta adequada e um estilo de vida saudável, os sintomas podem ser significativamente melhorados.
Intolerâncias
Se o sistema digestivo tiver dificuldade em digerir certas substâncias, podem desenvolver-se sintomas como inchaço abdominal, diarreia ou prisão de ventre. As mais comuns são intolerância à lactose e ao glúten.
Infecções
Infecções podem ser bacterianas, virais ou parasitárias e também podem levar a sintomas digestivos. Essas infecções alteram a flora intestinal e causam inflamação do intestino. É recomendável consultar um especialista que possa fornecer o melhor tratamento.
Ascite
A ascite é o acúmulo de líquido no abdômen e órgãos da área. Isso ocorre como resultado de pressão elevada nos vasos sanguíneos do fígado e baixos níveis de uma proteína chamada albumina.
As causas mais comuns são:
- Consumo excessivo de álcool
- Infecção crônica por Hepatite C ou B
- Fígado gorduroso
3. Causas Musculares
O abdômen também pode aumentar de tamanho devido a causas musculares. Alguns exercícios abdominais podem fazer a barriga sobressair. Aumentar a pressão dos músculos na área pode causar inflamação da linha alba.
Um aumento no volume também pode ser devido à ruptura dos músculos abdominais. Isso geralmente ocorre após a gravidez ou perda de peso repentina.
4. Causas Emocionais
Se sofremos de ansiedade ou estresse, é possível que isso afete nosso sistema digestivo. Recomenda-se envolver-se em atividades diárias que nos ajudem a gerenciar o estresse e consultar um profissional se os níveis de estresse nos impedirem de levar uma vida normal.
5. Outras Causas
Outras razões podem incluir uma dieta pobre, comer muito rápido ou consumo frequente de bebidas carbonatadas. Em ambos esses casos e nos anteriores, é recomendável revisar se nossos hábitos estão corretos e, se necessário, consultar um especialista.
Há alguns produtos que podem nos ajudar a combater esses sintomas, como o Inner Cure da Matcha & CO. É um suplemento alimentar desenvolvido por especialistas em microbioma para melhorar nosso sistema digestivo, sistema imunológico e humor.
Seus ingredientes são essenciais para combater o desconforto intestinal:
- L-triptofano é um aminoácido que ajuda a liberar serotonina, um neurotransmissor que pode afetar nosso humor.
- Probióticos são essenciais para o bem-estar intestinal. O Inner Cure contém uma poderosa mistura de probióticos projetada especificamente para melhorar o desconforto intestinal.
- Chá Matcha, um prebiótico natural.
- Vitamina B6, além de melhorar o humor, ajuda o sistema digestivo a processar proteínas.
Este suplemento ajudará a aliviar os sintomas de doenças e distúrbios como a síndrome do intestino irritável. Também melhora o inchaço abdominal, a flora intestinal e as defesas.