As endorfinas são uma série de substâncias libertadas no cérebro em momentos específicos, que produzem sentimentos de bem-estar, alegria, euforia ou satisfação. Elas também atuam como analgésicos, semelhantes aos efeitos dos opioides.
Mais tecnicamente, são definidas como péptidos opioides endógenos que possibilitam a comunicação entre neurónios, atuando como neurotransmissores. São produzidas pela glândula pituitária e pelo hipotálamo durante momentos de excitação ou prazer.
Quais são os seus efeitos?
As endorfinas desempenham um papel crucial na nossa saúde, incluindo:
- Promover uma sensação de calma.
- Melhorar o bem-estar.
- Impulsionar o sistema imunitário.
- Melhorar o humor.
- Aliviar a dor.
- Contrariar os efeitos associados à ansiedade.
Como aumentar as endorfinas
As endorfinas podem ser aumentadas naturalmente através de ações como:
- Exercício Físico: Qualquer tipo de exercício que exija esforço no corpo pode estimular a libertação de endorfinas.
- Ouvir Música: A música pode induzir estados emocionais positivos, permitindo o controlo das emoções e, assim, a libertação de endorfinas. Ouvir ativamente a letra e a melodia pode ter efeitos mais potentes.
- Sorrir: As emoções positivas estão intimamente relacionadas com estas substâncias. O riso pode levar a melhorias na recuperação de certas doenças, como visto na terapia do riso, que visa gerar estados mentais positivos através do riso e melhorar o humor das pessoas.
- Recordar Momentos Felizes: Lembrar-se de momentos felizes ou momentos específicos que trouxeram alegria e satisfação também pode desencadear a libertação de endorfinas.
Além destas ações, existem alimentos específicos que podem ajudar a gerar endorfinas:
- Alimentos doces.
- Chocolate.
- Alimentos ricos em vitamina C ou B.
- Leguminosas.
Além disso, incorporar suplementos na sua rotina diária ou dieta que contenham componentes para impulsionar as endorfinas pode ser benéfico. Este é o caso do Inner Cure da Matcha & CO, que contém triptofano, ajudando a sentir-se mais animado na sua vida diária. Desenvolvido com especialistas em microbioma, o Inner Cure apoia o seu sistema digestivo, sistema imunitário e humor. A fórmula é projetada para inchaço, desconforto intestinal, flora intestinal e defesas.